Ana Paulla Faria
Nutricionista
Saudável | Simples | Essencial
Aceite e ame seu corpo como ele é, e trabalhe para torná-lo ainda melhor!
Olá!
Pode me chamar de Ana
Nutricionista clínica, Emagrecimento e Modulação Intestinal
Sou a mente por trás do revolucionário Programa de Reeducação Alimentar - Jornada Descobrindo Novos Sabores - @jornadadns e do desafiante Projeto 5 em 10 - @projeto5em10. Com minha formação em Psicopedagogia, além de ser professora e palestrante, trago uma abordagem única e holística para o universo da nutrição.
Com uma equipe de parceiros e mentores excepcionais, me dedico a oferecer um atendimento humanizado e personalizado. Meu compromisso é entender as necessidades individuais de cada paciente e fornecer orientações nutricionais baseadas nas últimas pesquisas científicas. Sempre em busca do que há de mais atual para garantir tratamentos eficazes e resultados duradouros.
Valorizo profundamente a relação de confiança estabelecida com meus pacientes. Através de um atendimento caloroso e acolhedor, busco criar uma experiência confortável e encorajadora em cada etapa do processo de bem-estar para ajudar na sua jornada rumo a uma vida mais saudável e plena.
Quase uma sessão de terapia...
"Pelo lado de dentro"
Nunca fui a melhor aluna na escola, apesar de ter facilidade em aprender eu me perdia em meus pensamentos, me distraia com um passarinho na janela da sala ou o rapaz aparando a grama do jardim. Sempre fui apontada como "meio doidinha". Nunca achei que isso fazia muito sentido.
Isso se corrigiu na faculdade quando entendi o que acontecia comigo e aprendi a driblar minhas limitações. Lá descobri que adoro estudar, mas detesto perder tempo com aquilo que não me interessa.
Aqui já deixo um conselho, se me permite: AUTOCONHECIMENTO é um processo doloroso porém maravilhoso e necessário. Você ganha ferramentas incríveis para sanar seus pontos fracos quando encara seus furos de frente.
O que posso dizer sobre mim é que só sei sentir. Pra mim a vida acontece em câmera lenta e tem trilha sonora. As vezes é um filme da sessão da tarde, bem água com açúcar, outras um dramalhão daqueles bem mexicano. Sou de extremos, oscilo entre dias coloridos e noites cinzentas. Posso ser doce e azeda, sou engraçada, tenho bom coração, porém definitivamente não sou pra todo gosto.
"Enquanto no mundo tem gente pensando que sabe muito, eu apenas sinto. Muito."(David Cohen)
Minha relação com meu corpo e transtornos alimentares
Não sei quando começou meu quadro de ansiedade. Desconfio que sempre esteve lá.
Venho de uma família com tendências genéticas a obesidade. SEMPRE ouvia sobre corpos, formas, estética e as comparações eram comuns. Era "fulano engordou", "cicrana está magra demais com cara de doente", "beltrana fez plástica pra tirar as muxiba", a tônica dos almoços de família estava dada, então a aparência naquele ambiente era o cartão de visitas. Sempre foi uma preocupação, se não a minha, era imposta.
"Na vida tem coisas que a gente escolhe, e tem coisa que escolhe a gente."
Ali pelos meus 18 anos já havia feito mais dietas que a moda pudesse inventar até que decidi PARAR de comer e ali se instaurava minha Anorexia. Alguns meses depois, em meio a desmaios, hospitalizações e minha pressão a 4/6 na sala de um ambulatório um médico me deu um o choque de realidade que precisava: "Se continuar assim você vai morrer". Fui do 0 a 100 em segundos e como boa extremista fui para o outro lado da balança tipo piloto de fórmula 1.
Em 4 anos ganhei 40 kg. Isso mesmo. QUARENTA QUILOS.
Nesse meio fiquei grávida, tive síndrome do pânico, depressão pós parto e PASME, NINGUÉM entendia o que estava acontecendo comigo. Nem eu mesma.
Obesa estava e queria ser reconhecida por quem eu era e não pela minha aparência, me escondia atrás do peso. Tudo fuga. Eu precisava era de ajuda especializada. Busquei e não encontrei o tratamento adequado. Nessa fase tive muitas mãos que me ajudaram a levantar e minha fé me fazia seguir. Sou muito grata.
*NOTA DE PESAR: Infelizmente por essa coleção de motivos não consegui aproveitar os primeiros anos do meu filho. Eu não estava bem comigo. Me entupia de trabalho e estudos para não pensar. Outra forma de fugir de mim mesma.
**NOTA sobre transtornos alimentares: EU não me via magra. Eu não me via obesa. Minha imagem sobre mim sempre estava desconectada da realidade.
Mais um conselho, que se fosse bom era vendido: Ao menor sinal de que está acontecendo alguma coisa errada com você ou os seus, PROCURE AJUDA MÉDICA. Psiquiatras, Psicólogos, Psicanalistas, Médicos, Nutricionistas. Não fuja do problema. Busque até encontrar. Não desista.
A virada de chave
Fui me arrastando até entender e conseguir me centrar mentalmente para uma virada de chave.
Foram anos de aprendizagem entendendo meu corpo, minha mente e como eu deveria fazer para chegar no meu objetivo. Uma maratona longa de muitos acertos e erros que não tem data pra terminar.
E você poderia dizer: " Ahh, mas ela teve acompanhamento médico e nutricional. Fica fácil".
Acredita que não encontrei um profissional com o qual eu me identificasse nesse processo? Pois é. Acredite.
E foi por isso que resolvi estudar nutrição mesmo depois de já ter uma profissão e gostar do que fazia e ainda faço, que é dar aulas. Todo dia é uma nova oportunidade de fazer diferente por mim e poder fazer a diferença na vida de alguém.
Nunca é tarde para se transformar em quem você deseja ser.