Ou você é do time que empurra a comida pra dentro até acabar?
Algumas pessoas dizem que é um pecado deixar comida no prato, mas na verdade isso é só uma crença limitante onde fomos educados para não desperdiçar comida, para não parecermos mal educados ou uma desculpa mesmo para comer mais.
Você sabe que pode guardar a comida para depois, recusar alguma coisa ou dar para alguém, né?
São ótimas opções.
Tem até mãe que raspa o prato da criança pra não jogar no lixo. Você não é lixeira.
Agora, se você tem problemas com gula, isso pode parecer um desafio!
Uma das regras mais importantes da alimentação equilibrada é comer apenas quando se está com fome e só até sentir saciedade.
Não somos mais crianças; não precisamos "raspar o prato".
Você não precisa "vencer" o prato, não existe prêmio no final dessa "maratona".
Nosso corpo é extremamente inteligente e sabe quando já teve o suficiente, mas para ouvir esses sinais é preciso comer devagar. Faça pausas entre as garfadas, descanse os talheres no prato, converse durante a refeição, respire, sinta e deguste esse momento.
A hora de comer é um momento importante, então preste atenção no que está fazendo! Temos cinco sentidos; que tal usar pelo menos quatro enquanto come?
Veja algumas dicas para tornar suas refeições mais prazerosas e conscientes:
Olhe para sua comida! Prepare um prato bonito, digno de uma foto. Sinta orgulho das suas escolhas saudáveis. Primeiro você come com os olhos.
Cheire o que vai comer. O nariz está perto da boca por um motivo! Sinta o aroma dos alimentos e aprecie cada garfada.
Toque os alimentos com as mãos limpas. Sinta a textura das folhas da salada ou do legume crocante. Isso aumenta a conexão com a comida.
Saboreie cada mordida. A partir da garganta, não há mais sabor, então por que engolir tão rápido? Desfrute cada momento! Além disso, estômago não tem dente e a digestão começa na boca. Mastigue.
Além disso, vale lembrar que a saciedade é controlada por hormônios como colecistoquinina, peptídeo YY e grelina. Esses hormônios levam tempo para sinalizar ao cérebro que você está satisfeito, então se você come muito rápido, talvez nunca perceba o momento certo de parar. Por isso, descanse os talheres no prato a cada garfada, explore os sentidos durante a refeição e coma com calma. Dessa forma, você vai notar aquele suspiro leve que indica: "Estou satisfeito!"
É um exercício. Não é rápido. É um comer consciente e presente no momento.
Precisa de treino e atenção, mas os ganhos são incríveis.
Você vai até descobrir que aquele seu salgado preferido ou biscoito nem é tão bom assim.
Faz! Depois me conta.
Acabei de tomar cafe da manha lendo com calma seu post.
Muito bom a gente realmente se esquece de apreciar, saborear e mastigar a comida com calma e presença.