POLÊMICA!
Apesar da glamourização da obesidade, de ter virado um mercado INTERESSANTÍSSIMO e muito lucrativo (estou falando do ponto de vista da Marketeira que mora em mim), apesar da luta contra a #gordofobia (que sou super a favor), APESAR DE... todas essas coisas, os males da obesidade de um modo geral são conhecidos.
Não estou falando que você não pode ser obesa e feliz, resolvida, amada, nada disso.
Estamos falando de SAÚDE. A obesidade é classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma epidemia mundial. Ela tem um CID que é o sistema de classificação e categorização de doenças, transtornos e outros problemas de saúde.
Traduzindo pro bom português: Obesidade é uma doença.
Existem pessoas onde o sobrepeso/obesidade AINDA não interferiu nas condições metabólicas dela, ou seja, os exames ainda estão perfeitos; MAS ISSO não significa que outras coisas não estejam relacionadas a ela.
A obesidade além do aspecto metabólico conhecido que é um fator de influência para o desenvolvimento de várias DCNTs (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) como a hipertensão, diabetes, etc... tem também um aspecto físico, de mobilidade mesmo.
Desde 1975, o número de pessoas obesas ou com sobrepeso quase triplicou. Diversos fatores podem ter influência na vida de um indivíduo obeso. Entre eles estão os biológicos, culturais, comportamentais, psicológicos, socioculturais, econômicos e ambientais.
As orientações nutricionais para mudanças nos hábitos alimentares e recomendações de atividades físicas devem ser graduais e prazerosas, respeitando a individualidade de cada um.
A ideia de uma mudança de #comportamento alimentar é pensar em COMER BEM PARA VIVER MELHOR.
👉Comece mudando pequenas coisas, diminuindo a quantidade de refrigerante/suco que bebe, reduzindo o tamanho do prato do almoço, escolhendo uma carne com batatas ao invés de bife à milanesa e fritas, incluindo umas frutas durante o dia, começando a se movimentar.
Pequenas #mudanças feitas de forma constante geram grandes resultados e você prioriza a saúde.
Não espere a fatura chegar.
Comments