Nosso primeiro contato com o mundo é a comida.
O mundo literalmente, entra pela boca.
A alimentação é o momento no qual o bebê percebe o calor, o toque, o cheiro da pessoa que o alimenta. É quando aprendemos a receber e gostar de afeto e assim relacionamos comida com afeto.
A comida nunca é apenas um alimento. Ela passa a ser simbólica. A comida representa afeto, cultura, memórias. Dá pra entender porque tanta gente tem um comer emocional.
É por isso que a comida não pode ser considerada causa do problema, mas sempre um sintoma.
É NECESSÁRIO considerar os aspectos psíquicos.
Considera-se obesidade o acúmulo excessivo de tecido adiposo no organismo, ou seja, é o excesso de gordura. Uma pesquisa publicada pela revista “Viver mente e cérebro” diz que 88% das pessoas que fazem cirurgia de redução de estômago engordam novamente pois não trataram a causa da obesidade, que não seria a comida, mas relação com a comida.
Já a anorexia é caracterizada pela recusa do indivíduo a manter um peso corporal na faixa normal mínima. Um medo intenso em ganhar peso e uma perturbação significativa na percepção da forma ou tamanho do corpo. Anorexia é identificada quando a pessoa não come.
Dois lados da mesma moeda que revelam a dificuldade do indivíduo em se relacionar com a comida, seu corpo e suas questões.
Não estou falando de casos específicos onde existem complicações clínicas. Estou falando de transtornos alimentares.
Estresse diário e a pressão social para seguir determinado padrão de beleza para pertencer a um determinado grupo PODEM INTERFERIR NO SURGIMENTO TRANSTORNOS ALIMENTARES, por isso é importante estar atento aos sinais e sintomas.
Não abra mão da sua saúde. Esse é com certeza o bem mais precioso que você tem e seu cuidado é diário, dedique-se a única pessoa que pode virar esse jogo: VOCÊ😘
Comments