top of page
Buscar
Foto do escritorAna Paulla Faria

DIABETES TIPO 2 TEM CURA?

Diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, o problema começa com um ataque das próprias células de defesa ao pâncreas, a fábrica de insulina. Diferentemente do tipo 1, o TIPO 2 começa com a resistência à insulina, o hormônio que ajuda a colocar a glicose (nutriente vindo dos alimentos) para dentro das células.


Em outras palavras, esse hormônio é produzido, mas não consegue atuar direito. Para compensar a situação, o pâncreas acelera a produção de insulina.


Mas isso tem um preço: com o tempo, o órgão fica exausto e as células começam a falhar. Até que, um dia, não dá conta mais da sobrecarga – é aí que o açúcar no sangue dispara e fica permanentemente alto.


Não é apenas um problema de altos níveis de açúcar. É também de RESISTÊNCIA A INSULINA.


MAS VOCÊ SABIA QUE É POSSÍVEL REVERTER O QUADRO DE DIABETES TIPO 2?


O tipo 2 representa cerca de 90% das pessoas diagnosticadas com Diabetes e está diretamente ligado ao ESTILO DE VIDA.


Nesse caso entra sono, estresse, alimentação, atividade física, tudo.


A dieta é componente importante no controle da doença.

A orientação geral é não abusar das fontes de carboidratos refinados , doces e excesso de gordura.


Outra medida que deve ser seguida à risca é priorizar, sempre que possível, os alimentos integrais, ricos em fibra, em detrimento daqueles com carboidratos simples (pão e massa branca, por exemplo). Eles ajudam a diminuir a velocidade com que a glicose é liberada para o sangue.


Ou seja, está nas suas mãos a chave para ABRIR ou FECHAR essa porta. Uma alimentação saudável, atividades físicas e manejo do estresse são fundamentais para prevenção e tratamento dessa e de outras doenças crônicas.



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page